sexta-feira, 11 de maio de 2012

Crítica: Spaced



“Dizem que a família do século XXI é composta por amigos e não familiares… ou então é tudo uma treta.” Esta é a expressão que se ouve no último episódio de Spaced, uma série da autoria dos britânicos Simon Pegg e Jessica Stevenson. A série é composta por duas temporadas e conta a história de dois conhecidos que são obrigados a fingir que são um casal para viverem no seu apartamento de sonho.
O enredo é relativamente simples: Tim (Pegg) acaba de terminar uma relação e está à procura de casa própria mas sem sucesso. Assim que chega a um café encontra Daisy (Stevenson) que vive num apartamento cheio de gente e mal vê a hora de sair de lá para ter o seu espaço próprio. Rapidamente trocam conversas e, ao longo de vários dias, simpatizam cada vez mais um com o outro. Subitamente surge um anúncio de um apartamento ideal para ambos mas só existe um inconveniente: o anúncio destina-se a um casal.
Tim e Daisy procuram descobrir o essencial acerca de cada um e conseguem enganar a senhoria que estão realmente juntos. A partir de esta fase descobrimos como é que eles realmente são enquanto assistimos aos seus conflitos. Tim trabalha numa loja de banda desenhada e os seus interesses resumem-se a coleccionar figuras de animação e a jogar na consola. Daisy está desempregada e sonha ser uma escritora de renome. É difícil não esboçar um sorriso enquanto assistimos às tropelias entre ambos enquanto se ajudam e discutem sobre o olho atento da senhoria.
Spaced não se centra só nestes personagens. À medida que o enredo se desenrola vai-se formando um grupo de amigos habitual na companhia de Brian, o vizinho do rés-do-chão que é um artista conceptual, Twist, a melhor amiga de Daisy e uma designer com um comportamento explosivo, e Mike, o melhor amigo de Tim que está no exército e vive completamente obcecado com armas. O grupo acaba por ficar com um sétimo elemento mais para a frente.
A série está repleta de referências à cultura pop do cinema e dos videojogos. Tim é um fã devoto da Guerra das Estrelas e numa determinada altura acaba por ser demitido de uma maneira hilariante por odiar os primeiros filmes. Spaced não se centra na cultura pop mas ela encontra-se camuflada no enredo de maneira discreta e imprevisível. Assim que começa o episódio já sabemos que iremos ser bombardeados com pelo menos dez referências nostálgicas tanto pelo diálogo como pelas acções ou a roupa dos personagens.
Spaced é uma série sobre laços de amizade. Apesar de se centrar no género da comédia, muitas vezes situacional, consegue ter os seus momentos sérios. Nota-se que houve um trabalho intenso da parte de Pegg e de Stevenson para talhar perfeitamente a caracterização de cada personagem. Não é de admirar que Stevenson tenha sido premiada por duas vezes com um British Comedy Award para melhor actriz numa comédia. Esta é uma série que merece ser vista pelo menos uma vez na vida, especialmente para quem é fã de cinema e/ou animação. 

Título original: Spaced
Realizador: Simon Pegg, Jessica Stevenson
Elenco: Simon Pegg, Jessica Stevenson, Nick Frost, Mark Heap, Julian Deakin, Katy Carmichael
Ano de estreia: 1999
Género: Comédia

Sem comentários:

Enviar um comentário