sábado, 1 de setembro de 2012

Crítica: Uma Viagem à Índia



Muito aclamado pela crítica como um livro intemporal e revelação dos últimos tempos, a Viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares lembra-nos "Os Lusíadas" de Luís Camões pela sua construção em estrofe e aparente alusão à ode heróica. Basta ler as primeiras páginas para nos apercebemos de que o que temos em mãos não é bem a mesma coisa.
"Uma Viagem à Índia" é um trabalho de reflexão do autor acerca de tudo o que o rodeia e experienciou ao longo da vida. A viagem de Bloom é o tema principal do livro que acaba por passar para segundo plano em várias ocasiões. Bloom parte de Portugal com o objectivo de encontrar a sabedoria na Índia. Pelo caminho faz escalas curtas em Londres, Paris e Praga. Sublinho aqui a excelente capacidade do autor em pintar-nos uma imagem brilhante das pessoas e dos seus hábitos em cada país.
Após algumas peripécias, Bloom chega à Índia onde irá ter uma descoberta pessoal. Sem querer entrar em revelações, devo confessar que me surpreendeu a construção caótica da escrita e raciocínio do autor no último capítulo do livro.
Recomendo-o vivamente pois acaba por ser especial quer pela sua construção a lembrar "Os Lusíadas", quer pela própria epopeia de Bloom. Gonçalo M. Tavares usa esta obra para expôr algumas das suas visões acerca do mundo que o rodeia, se bem que por vezes de forma pouco clara.

Autor: Gonçalo M. Tavares
Ano: 2010
Páginas: 484
Editora: Editorial Caminho

Sem comentários:

Enviar um comentário