terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Torres em Alta

Hoje fui visitar o Carnaval de Torres Vedras. Já é a segunda vez que vou a esta festa, que é por muitos considerado como «o Carnaval mais português do país», pelo que já posso fazer algumas comparações.
O centro da cidade de Torres Vedras enche-se de alegria durante seis dias com um desfile de carros alegóricos que procuram satirizar algumas das figuras públicas mais emblemáticas do país. Neste ano as personagens principais foram o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e outros políticos com alguma ação no estrangeiro como Paulo Portas e Durão Barroso. Também surgiram personagens ligadas ao mundo do futebol como Pinto da Costa, que ficou colocado num carro onde nem faltou Sá Pinto, o novo treinador do Sporting. Estranhamente não houve grandes referências a Cristiano Ronaldo, cuja cara apareceu muitas vezes no ano anterior muito por causa da polémica da altura acerca da mãe do seu filho.
Os carros alegóricos são acompanhados de grupos de crianças com temas de disfarce variados. Vi passar leões, lutadores de sumo, carrinhos e ainda, acreditem ou não, bandeiras de golfe. O grupo de que mais gostei estava disfarçado de pinos de bowling, onde cada um tinha um palavra no peito, como «ordenados», «trabalho» e «pensões». A mensagem a passar era clara: a bola do governo iria derrubá-los a todos e, quem sabe, o Zé Povinho é que os recolhia.  
A extinção da tolerância de ponto foi notória e pareceu-me haver uma menor afluência em relação ano anterior. Apesar disso, nada impediu pessoas de qualquer idade de mergulhar neste mundo de sátira e de vibrar com ritmos brasileiros pela tarde fora. Deixo-vos com algumas fotografias. Vejam se os conhecem.










1 comentário: