sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Vida Portuguesa

É engraçado como cada dia, se estivermos atentos, podemos encontrar novidades nos sítios mais conhecidos. Enquanto descia a rua Garrett em Lisboa, bem perto da livraria Bertrand, fiquei com curiosidade de ir explorar a rua Anchieta, onde estão habitualmente algumas bancadas de alfarrabistas. Qual foi o meu espanto quando descobri uma loja de venda de artigos portugueses do século passado chamada A Vida Portuguesa.
Já tinha ouvido falar da marca, mas nunca tinha entrado numa das suas lojas. Segundo as minhas pesquisas, a marca A Vida Portuguesa existe desde 2007 e foi fundada pela jornalista Catarina Portas. O conceito é interessante e procura trazer de volta todo o tipo de artigos que encontrávamos em casa dos nossos avós quando éramos pequenos.
Assim que coloquei os pés dentro da loja olhei para a direita e deparei-me com uma parede cheia de barras de sabão com todo o tipo de embalagens e feitios. Ao seu lado estava o creme e o pincel de barbear, acompanhados da pasta dentífrica Couto para o bom freguês. O meu olhar percorre então o resto do espaço e vejo todo o tipo de cartazes e postais a persuadir o turista a visitar as nossas belas praias… de há cinquenta anos atrás!
Sou dominado pela curiosidade e entro na próxima secção onde estão carrinhos de madeira, cordas e todo o tipo de jogos para as crianças de outra geração. Nas paredes estão cadernos clássicos com uma etiqueta para colocar o nome na frente, baralhos de cartas, andorinhas de cerâmica e ainda peças de ourivesaria para as senhoras. Entro na última sala, onde estão os alimentos de outrora. Aqui estavam as latas de sardinha, a farinha de arroz, o vinho tinto e o clássico licor Beirão.
Para mim, o sucesso da Vida Portuguesa reside não no que vende, mas como o vende. Ao ressuscitar marcas e cartazes de outro tempo, consegue despertar tanto a curiosidade das novas gerações como a nostalgia dos mais veteranos. É um verdadeiro museu português despercebido em plena Baixa lisboeta.
Quando saí da loja ainda percorri a rua até ao fim para ver o que por lá havia e não me arrependi. Mesmo na esquina, encontrei um café temático. Chama-se Kaffeehaus e foi fundado por austríacos. Da vitrina da loja observei que tinha um ambiente acolhedor com sofás aconchegantes e posters de filmes antigos. Cheira-me que poderá vir a ser a minha futura paragem!

Sem comentários:

Enviar um comentário