domingo, 11 de março de 2012

Crítica: Vergonha


Vergonha é uma obra mais complexa do que parece. O drama, do realizador Steve McQueen, conta a história de Brandon Sullivan (Michael Fassbender), um indivíduo viciado em sexo cuja vida leva uma reviravolta com a chegada da sua irmã (Carey Mulligan).
Brandon é um homem de meia idade, bem sucedido e pouco emotivo. Na primeira parte do filme é-nos apresentado o seu dia-a-dia, que consiste em pagar a prostitutas para ter relações no seu apartamento. Não tarda muito até o espectador começar a aperceber-se de quão grave é o estado de Brandon: ele mal consegue manter uma conversa casual, passa as noites isolado a ver vídeos eróticos e rejeita por completo o amor… porque não o conhece realmente.
A personagem é como uma marioneta, um corpo movido para satisfazer as suas necessidades primárias sem qualquer interesse por qualquer tema que não envolva o seu prazer físico. Não é que Brandon seja tímido, simplesmente vive numa bolha irreal, num mundo pequeno onde é ele que dita as regras e faz o que lhe apetece, quando quer. A vida de Brandon é alterada com a chegada de Sissy, a sua irmã.
Sissy “aterra” literalmente sem avisar no seu pequeno mundo. A irmã mais nova não faz a menor ideia dos vícios do irmão e sempre estranhou o seu isolamento forçado. Não é que ele a odeie, é simplesmente um efeito do estado grave da sua doença. Sissy sonha com uma carreira musical e também é um pouco desajustada socialmente. No entanto, ela adora o irmão procurando obter o seu afecto por muito que ele tente afastar-se de tudo e de todos.
Um dos pontos fortes do filme é certamente o desempenho dos actores e o modo como interagem entre si. É curioso assistirmos a uma cena de jantar onde se encontram Brandon e outros convidados para nos percebermos do contraste que existe entre eles. A personagem limita-se a sorrir e a anuir mas no fundo o que vemos é um corpo oco, sem interesses, um predador de instintos primários que ainda não encontrou a cura.
Vergonha é um filme que poderá conter alguma polémica e não agradar a alguns grupos mas não deixa de ser altamente recomendável. Steve McQueen explora o mundo privado de uma pessoa perfeitamente normal na sua vida profissional mas completamente vaga a nível emocional. Brandon é um corpo num filme onde corpos se revelam e existe um forte jogo de emoções entre o espectador e as personagens.

Título original: Shame
Realizador: Steve McQueen
Elenco: Michael Fassbender e Carey Mulligan
Ano de estreia: 2011
Género: Drama

Sem comentários:

Enviar um comentário